Páginas

terça-feira, 2 de junho de 2009

FANEROSE = CAIR - Parte II

O que é?

"Base" Bíblica pra tal prática

Argumentos contrários à fanerose

O fundamento da fé cristã está em levantar, e não cair. [Is 32.9; Ez 11.1; Mc 10.49; Ef 5.14, Tg 5.15]
O Senhor manda acordar, despertar, e não dormir [Jz 5.12; Sl 3.5; Is 26.19; Rm 13.11]
No Antigo Testamento não há qualquer base para estabelecer este "sinal" da presença de Deus. Pelo contrário, ao falar com Ezequiel, por ex, o Senhor o mandou colocar-se de pé, a fim de poder falar com ele. O Espírito entrou nele e o colocou de pé, para ouvir a voz de Deus [Ez 2.1-3]
Jesus e seus discípulos nunca ensinaram essa lição. Não há ensino no sentido de que os cristãos caiam para glorificar a Deus, sentir sua presença ou regozijar-se.
A Bíblia ensina que quem derruba é o diabo, que quer nos ver sempre prostrados no chão. Jesus é aquele que levanta e exalta os que são fiéis. Deus derruba sim, mas o inimigo, os poderosos deste mundo, os arrogantes e os perversos [Pv 12.7; Dn 11.12; Lc 1.52; Lc 22.46; At 22.16]
Quem gosta de jogar a pessoa no chão é o diabo [Mc 9.17,27; Lc 4.35; 5.24; 6.8; 15.18 Jo 5.8]
Os casos em que pessoas caíram ou se prostraram diante de uma visão de Deus, ou que tomaram tais atitudes como respeito e adoração, citados na Bíblia, devem ser examinadas com cuidado. Ou estavam fracas, após longos períodos de jejum, ou se apavoraram diante da exuberância da presença de Deus, ou assumiram uma atitude de respeito e submissão. Nada disso tem a ver com a doutrina de cair sob o poder do Espírito Santo.
Muitas pessoas se emocionam grandemente em nossos cultos, ao ponto de sorrir, pular, chorar, dançar, marchar, sapatear, e nem por isso pode-se afirmar que estejam sob a ação do Espírito Santo. A manifestação visível da ação e presença de Deus na vida de um cristão não deve ser caracterizada por atitudes e gestos meramente emocionais.
Trechos adaptados por mim, de autoria de J. Cabral.
FATOS:
*geralmente nas igrejas a espiritualidade está bem inferior à de um Daniel ou João.
*Tais homens de Deus não estavam participando de nenhum "mover" coletivo quando se prostraram ou desfaleceram.
*Já repararam que para "cair no poder" o público antes é submetido a uma espécie de catarse?
* Fato também que esse cair ocorreu em momentos esporádicos, e não era algo corriqueiro, usual, que acontecia repetidamente...
*o Espírito Santo age como quer, e pode operar assim, mas como nosso Deus em tudo o que faz tem um propósito, a pessoa que "cai no poder" precisa se levantar transformada, como resultado dessa experiência.
* Deus não fará ninguém cair por cair, isso é mais um "êxtase emocional".
*A pessoa que passa por uma experiência profunda com Deus produz frutos, ou recebe um chamado específico, fica impactada, torna-se notório aos olhos dos irmãos que tal pessoa recebeu uma "visitação" diferente.
*No geral, do jeito que esse fenômeno se apresenta nas igrejas, não creio que seja mais do que emoção.
*Registra-se apenas, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, 11 casos de pessoas que caíram prostradas, com o rosto em terra, em sinal de adoração a Deus.
*Se fosse algo a ser praticado teria sido ordenado claramente nas Escrituras. Vejam que em Atos a Igreja era cheia de poder, pregava e pessoas se convertiam aos milhares, prisões eram abertas, havia muitas curas e sinais, e não é citado o tal "cair no poder" nenhuma vez, seja como ocorrência rara ou como prática da igreja.
*Quando os apóstolos oravam sempre havia um objetivo, mas em nenhum lugar esta escrito que eles oravam para apenas ver as pessoas cairem, o Espírito Santo não é de confusão.
I Coríntios 12:7 A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso.
Qual o proveito desse tipo de manifestação?Para que isso? Qual a diferença que provoca na vida das pessoas? Há influência na sociedade? Os orfanatos e asilos são mais assistidos?

Conheço pregadores que fazem isto sem o desejar o mal. Apenas reproduzem aquilo que aprenderam e foram convencidos de que é a maneira de Deus operar. Como forma de expressão de fé de uma comunidade, embora discorde, até respeito. Porém, muitas vezes há aproveitadores que usam dos artifícios desta forma de expressão para dar vazão às suas manias de dominação. Usam tal “poder” para provar suas prerrogativas como canal entre o humano e o divino. Acredito que a linha que divide o espiritual do emocional é muito tênue, e que uma pessoa pode, facilmente, passar de um lado para o outro. Infelizmente, creio que muito do que acontece em determinadas reuniões na Igreja passa mais pelo emocional do que pelo espiritual propriamente dito.

Nenhum comentário: