Páginas

sábado, 30 de maio de 2009

Anjos


Arcanjo: o prefixo "arc" significa chefe.
Anjos: mensageiros, emissários.
Não se casam,(Mat 22.30); os santos hão de julgá-los(ICor6.3); são poderosos: um deles destruiu em uma noite 185.000 guerreiros (IIReis 19.35); anjos louvam, cantam! (Sl 148.2; Ap7.11,12)
Miguel: nome de origem hebraica que significa:"Quem é como Deus?" Em oposição ao inimigo que disse..."serei semelhante ao Altíssimo..." (Is 14.14); virá bradando, gritando no arrebatamento(ITs4.16),um dos primeiros principes da corte celestial; capitão dos exércitos celestiais(Dn 12.1); protetor de Israel, conduz os exércitos de Deus (Ap 12.7; Dn12.1) disse ao inimigo:" o Senhor te repreenda!" (Judas 9).

Gabriel: nome de origem hebraica que significa herói de Deus.Mensageiro da misericórdia e da promessa divina.Em Lucas1.19;26; e Daniel 10.13 Gabriel é apresentado como um príncipe e embaixador da corte divina.Apesar de sua importância a Bíblia não o menciona como um arcanjo. Mensageiro da paz e da restauração, da misericórdia e promessa divina!

Querubim, do hebraico Kerub, significa guardar, cobrir. Satanás é o único querubim ungido mencionado na Bíblia. Querubins possuem rosto semelhante ao de boi, de homem, de águia e de leão(!).Rosto de homem representa o Evangelho de Lucas, que apresenta Jesus como o Filho do Homem.De leão, o Evangelho de Mateus, significando o Leão da tribo de Judá; como o boi ou novilho, significa o Evangelho de Marcos, que apresenta Jesus como o Servo,o sacrifício em nosso lugar; a águia representa o Evangelho de João, a águia a ave mais nobre, representa Jesus como o mais nobre dos filhos!

Serafim significa ardente.Ardem de amor pelo Senhor, e o adoram dizendo "Santo, Santo, Santo..." Isaías 6. Possuem 6 asas...duas nos pés, duas para voar e duas para cobrir o rosto, tamanha é a glória do Senhor. Jesus disse que confessaria nosso nome diante dos anjos!Lucas 12.8.Cada um tem função específica.Adoram exclusivamente ao Senhor.A Ele obedecem.Não aceitam adoração.Os anjos não nos obedecem...obedecem ao Senhor!


A título de conhecimento: No Judaísmo Nazareno há tipos diferentes - digamos assim - de anjos, entre eles o Arcanjo Rafael e Yrmi'el, que não existe para o cristianismo
Samael ( O Anjo rebelado )
K'ruvrim ( Querubim ) Inferiores
K'ruvrim ( Querubim ) Superiores
Um anjo que eu esqueci o nome, que tem 12 asas e tem corpo longo, como se fosse uma serpente (parecido com um Dragão, mas nada relacionado com o Apocalipse.)
Yrmi'el, Querubim superior responsável pelos "Anjos-carcereiros" que são designados a manter a ordem onde os anjos rebelados estão presos. Esses são descritos assim: Rosto de Leopardo, com presas enormes na boca, olhos vermelho-sangue, cabelos longos e tem chicotes de fogo nas mãos.

- Os anjos desfrutam de uma razão de viver que todos os seres volitivos poderão experimentar. Adoram a Deus e prestam-lhe serviços. Seu propósito geral, refletidos nas palavras hebraicas e gregas traduzidas por "anjos" ( mal'akh e angelos, "mensageiro", é levar a mensagem das palavras e das obras divinas.

- Os anjos, portanto, servem primariamente a Deus. Embora as Escrituras reconheçam-nos como: (Hb 1.14), não deixam de ser espíritos enviados por Deus (Ap 22.16).

- Todos os anjos foram criados numa só ocasião. A Bíblia não da nenhum indicio de um cronograma de criação incremental de anjos (nem de alguma outra coisa). Foram criados por Cristo e para Ele quando "mandou, e logo foram criados" (Sl 148.5; ver também Cl 1.16,17: 1 Pe 3.22). E posto que os anjos "nem casam, nem são dados em casamento" (Mt 22.30), formam um grupo completo, que não necessita de reprodução.

- Como seres criados, são perpétuos mas não são eternos. Somente Deus tem a "imortalidade" (1 Tm 6.16) no sentido de não ter começo nem fim.

- são reais, mas nem sempre visíveis (Hb 12.22). Embora Deus ocasionalmente lhes conceda a visibilidade (Gn 19.1-22), são espíritos (Sl 104.4; Hb 1.7,14)

- adoram, mas não devem ser adorados...
- servem, mas não devem ser servidos...
- acompanham a revelação, mas não a substituem total ou parcialmente...
- sabem muitas coisas, mas não tudo...
- o poder angelical é superior, mas não supremo... entre outras características...

- alguns interpretes vêem uma hierarquia de anjos em cinco graus, sendo que os de categoria inferior acham-se sujeitos aos que se encontram em categoria superior: tronos, potestades, governantes, autoridades e domínios ( Rm 8.38; Ef 1.21; Cl 1.16-18; 1 Pe 3.22)...

FONTE: Teologia Sistemática/Stanley M. Horton; Cap 6. Seres Espirituais Criados/189, Carolyn Denise Baker & Frank D. Macchia; Ed CPAD

Nenhum comentário: