Páginas

quarta-feira, 27 de maio de 2009

FANEROSE = CAIR


"Base" Bíblica pra tal prática
" Cair no Espírito e fácil, o difícil é Andar No Espírito."
by: Pr. Josué

Pessoas sinceras e tementes a Deus me perguntam sobre o “cair no Espírito” e a “unção do riso”. São irmãos em Cristo, servos do Senhor, que desejam aprender a cada dia a sã doutrina. Perguntam, não para tentar pôr este articulista em apuros, mas porque querem ter um posicionamento definido, seguro, sobre o assunto.

O motivo da dúvida desses irmãos é compreensível, pois, quando estudamos sobre o avivamento de Azusa Street, em Los Angeles (1906), e acerca do início da Assembléia de Deus no Brasil (1911), são comuns as menções a momentos em que irmãos caíam sob o poder de Deus ou riam sem parar.
É claro que as experiências relacionadas com o Movimento Pentecostal — ainda que envolvam santos como William Seymour, Gunnar Vingren e Daniel Berg — não devem ser supervalorizadas, a ponto de as equipararmos às incontestáveis verdades da Bíblia (Gl 1.6; 1 Co 4.6; 15.1,2). Respeito esses pioneiros do pentecostalismo clássico, mas, ao escrever este artigo, minha fonte primária de autoridade continua sendo a Palavra de Deus.

A Bíblia é um livro de princípios, e estes devem ser considerados antes de qualquer análise de manifestações, independentemente das pessoas nelas envolvidas. E há vários princípios relacionados com o culto genuinamente pentecostal em 1 Coríntios 14. Citarei apenas alguns:

1) O propósito principal das manifestações do Espírito em um culto é a edificação do povo de Deus (vv.4,5,12). Os risos intermináveis e as quedas que temos visto hoje edificam?

2) A faculdade do intelecto não pode ser desprezada no culto em que o Espírito Santo age (vv.15,20). Ninguém genuinamente usado pelo Espírito perde os sentidos, deixa de raciocinar, etc.

3) Não deve ser um culto que leve os incrédulos a pensarem que os crentes estão loucos (v.23). O que pensam os não-crentes que assistem aos vídeos disponíveis no YouTube, nos quais vemos pessoas caindo ao chão, rindo sem parar e rolando umas sobre as outras? 4) O culto deve ter ordem e decência; tudo deve ocorrer a seu tempo: louvor, exposição da Palavra, manifestações do Espírito (vv.26-28,40). Um culto que não tem ordem nem decência são dirigidos pelo Espírito?
5) No culto, deve haver julgamento, a fim de se evitar falsificações (v.29).
6) Haja vista o espírito do profeta estar sujeito ao próprio profeta (leia de novo o item 2), é inadmissível que aconteçam manifestações consideradas do Espírito Santo em que pessoas fiquem fora de si (v.32).
7) O Deus que se manifesta no culto não é Deus de confusão, senão de paz (v.33). Quando um show-man, como Benny Hinn, derruba os seus opositores com golpes de paletó, além da confusão que se instala no “culto”, sua atitude não é nada pacificadora. Além disso, quem recebe a glória, indutivamente, é o próprio “derrubador”.
8) Se alguém cuida ser profeta ou espiritual, deve reconhecer os mandamentos do Senhor (v.37). O leitor está disposto a submeter-se aos mandamentos do Senhor? Ou é um daqueles que, irresponsavelmente, dizem: “Não podemos pôr Deus em uma caixinha”.

Diante desses princípios, não há como considerar o “cair no Espírito” e a “unção do riso” como manifestações genuinamente do Espírito Santo!
Mas, como explicar as experiências da Rua Azusa? E os relatos de Gunnar Vingren, em seu Diário do Pioneiro, editado pela CPAD? As informações contidas nesse livro (que não é a Bíblia) têm como objetivo enfatizar que a glória de Deus era tão intensa, naqueles dias, a ponto de ser impossível permanecer de pé, em alguns momentos. E a alegria era tão grande, que irmãos riam continuamente, externando tal alegria. E é bom observar que não há nenhuma menção ao fato de eles terem ficado inconscientes. Nem João assim ficou, ao ver Jesus em glória (Ap 1)! Ou seja, o que aconteceu naquele tempo não pode ser comparado aos atuais "cair no Espírito" e "unção do riso", verdadeiras aberrações. Ademais, na Azusa e em Belém, as pessoas envolvidas nas manifestações citadas estudavam a Bíblia, oravam, jejuavam, davam bom testemunho e se submetiam inteiramente à vontade de Deus. Não havia naquelas reuniões show-mans, paletó mágico, sopro ungido, olha-pro-seu-irmão-e-diga-isso-e-aquilo, etc. E mais: o nome de Jesus Cristo era glorificado!
Não nos enganemos. O verdadeiro avivamento só ocorre quando há submissão à Palavra de Deus e ao Deus da Palavra.

Reconheço que alguém, em um culto pentecostal, possa até sentir a glória de Deus de modo tão intenso, a ponto de não suportar ficar de pé. Isso já aconteceu com pessoas piedosas e tementes a Deus.
João, o apóstolo, em Apocalipse 1.17, afirmou, referindo-se ao Senhor Jesus: "E, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; eu sou o Primeiro e o Último".

Da experiência vivida por João extraímos verdades importantes:
1) Ele não perdeu, em momento algum, a consciência. Haja vista ouvir claramente a mensagem de Jesus. Não foi um transe ou algo parecido.
2) Ele também não caiu ao chão estrebuchando-se ou debatendo-se.
3) Ele caiu diante da presença real de Jesus Cristo glorificado. Quem poderia, diante de tamanha glória, permanecer sobre seus pés?
4) João caiu aos pés de Cristo. Muitos não caem de joelhos, mas são derrubados, caindo para trás, de costas.

Diante do exposto, não podemos banalizar a experiência em apreço. Temos visto nos dias de hoje verdadeiras aberrações.

Muitos pensam que Deus se manifesta derrubando pessoas. Isso é um engodo!

Lembremo-nos de que quem derruba pessoas à maneira Benny Hinn, lançando-as ao chão, é o Diabo (Mc 9.17-27; Lc 4.35). Jesus a ninguém derruba. Mas alguém pode cair por não suportar a glória da sua presença, como aconteceu com o seu servo João.

Permaneçamos, pois, em pé diante do Senhor e valorizemos a genuína manifestação do Espírito Santo, baseada inteiramente na Palavra de Deus.



Postado no blog do pr Ciro Sanches Zibordi e copiado sem alterações...

O Dr. Paulo Romeiro, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e pastor de uma igreja pentecostal em São Paulo, lembra do equilíbrio em relação ao assunto, mas sem deixar de destacar as mazelas que fenômeno tem trazido ao evangelicalismo, ele diz:
Reconheço que Deus tem poder para tocar alguém hoje de tal forma que a pessoa venha a cair. De modo algum sou contra a verdadeira manifestação do poder de Deus. Esta não me preocupa nem um pouco, pois quanto mais, melhor. O que realmente me preocupa são os abusos gerados em torno de tal prática. Estes trazem mais transtornos e divisões para o Corpo de Cristo do que edificação espiritual.

2 comentários:

mila disse...

ola tudo bem,

sou camila a paz do senhor ,
bom a questão das pessoas cairem no chao durante os cultos é bem complicada mesmo eu naoo acreditava bom mais até no dia em q aconteceu comigo
nao fiquei inconciente porem em estado de choque pq meu corpo amolecido e dormente formigando respiraçao acelerada e muita calor no rosto e chorava muito como se eu tivesse sido anestesiada enquanto era operado em mim a cura espiritual a pastora orava e orava e determinava minha cura e restituiçao .o espirito santo é claro q nao qr o mau e sim te purificar. como um medico em uma cirurgia profunda te anestesia assim é o espirito santo.
agora vc pode até pensar ooo... a crente qr defender logico e tal
mais pra vc entender aceitei jesus faz umas 2 semanas e meia nem conheco nada direito alias tinha medo dakelas pessoas caindo falando e fazendo gestos estranhos como eu ia fingir uma coisa da qual tenho medo mais aconteceu e ainda estou assustada nao sei oq aconteceu mais senti livre apos me levantar ainda meio tonta nao sei oq foi .
tambem nao sou a dona da verdade
sabemos q charlatoes e sensacionalistas é o q nao faltam e isso é q acaba sujando a imagem das igrejas com certeza .
o importante é saber criticar de forma construtiva ser imparcial e respeitar acima de tudo esse é o meu lema .
obrigado foi um prazer poder compartilhar minha opiniao se fui injusta em algum trecho por favor aceito criticas.

SEM ENTENDER MEU CORAÇÃO disse...

Meu nome é Monica e eu já caí pelo poder e posso afirmar com toda a convicção que isso não é de Deus!Isso é um espírito enganador que age no nosso sentimento,no nosso coração,no nosso emocional e nos faz acreditar que isso é uma manifestação divina,mas eu posso afirmar que não é manifestação divina,pois após essa manifestação passei a ter desejo de suicídio e todos os meus problemas pessoais aumentaram em 100%.Eu só entendi o que era o Espírito de Deus qdo conheci uma igreja séria na qual 90% dos que se dizem cristãos a odeiam e criticam o seu trabalho,mas lá nenhum pastor me roubou,ou melhor,roubou sim,roubou a minha alma das mãos de satanás!
Na hora o espírito enganador nos faz sentir uma falsa sensação de bem estar,eu me sentia assim enquanto estava na igreja,mas em casa era um inferno e eu só pensava em morrer.Esse espírito não foi capaz de preencher o vazio que existia dentro do meu coração,coisa que só o Espírito Santo é capaz de fazer.Quer saber se vc tem realmente o Espírito Santo?Leia a Escritura e analise se ela se cumpre na sua vida,você tem os frutos do Espírito Santo?
Vc é a mesma pessoa em casa,no trabalho e na igreja ou dentro da igreja vc tem um comportamento e na "rua" tem outro?
Deus nos fez inteligentes o suficiente para não sermos enganados por ninguém,basta usá-la!