Páginas

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Usos e costumes, alguns absurdos... outros bons!!!

Usos e costumes... todos temos costumes, os países tem costumes, as igrejas tem costumes, os índios tem costumes...tendo ou não usos e costumes, o importante é não perder a comunhão com Deus.
Sabemos que variam de lugar para lugar. Não há um padrão. Já a lei do Senhor é universal. Usos e Costumes não tratam de mandamentos. São apenas estilos de ser, comer, vestir e de falar. Não tratam diretamente com a lei divina. Mas apenas uma questão cultural.Doutrina bíblica - é universal
Opinião - é individual
Usos e costumes - é cultural

Não podemos obrigar um índio convertido e que que convive em seu habitat natural a se vestir como um ocidental. Aqui no Brasil um homem vestido de saia seria um escândalo, mas já na Escócia alguns homens ainda usam saias. Como faz a tradição daquele país. Em fim, o Evangelho de Jesus e nem os mandamentos universais da Bíblia levam em consideração essa questão. Isso tudo é dogma da Igreja ou mandamento local da Bíblia (digo voltado para aquele povo, para aquela época). Não que "usos e costumes" seja mau. Mas é porque não tem poder contra o pecado. Pode ter uma aparência de piedade, mas não vence a natureza pecaminosa que está dentro do homem. E no final acaba impondo um jugo insuportável ao povo de Deus:

"Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados... Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem. Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade". Cl.2.16,20-23.

Alguns usos e costumes são bons, outros, absurdos...alguns, exagerados, outros, antibíblicos. Isso no meio evangélico. Conhece algum?Alguns exemplos
em 1958, todos homens crentes tinham que usar chapéu...
bigode crescido? pecado.
frequentar a escola dominical durante 1 ano, ler toda a Bíblia e depois ser... batizado
Clamar pelo sangue de Jesus antes de todos os cultos e reuniões
Começar as oração individual com o clamor pelo sangue de Jesus
Consultar a Palavra para definir situações corriqueiras da vida
Verificar a veracidade dos dons através da Consulta à Palavra
Proibição de dançar ou bater palmas durante os cultos e reuniões
Não utilizar alguns intrumentos musicais às vezes considerados menos santos
Não cantar e até evitar ouvir hinos de outros grupos denominacionais
O uso excessivo de cultos durante a quase-madrugada
O caráter quase fechado de algumas reuniões e seminários
A proibição do uso da calça-comprida para as mulheres
Evitar o uso de roupas sem manga para as mulheres
A obrigatoriedade da calça para os homens (proibição da bermuda)
Não permitir aos homens barba, cavanhaque, cabelo pintado ou comprido
A convenção do uniforme terno-e-gravata mesmo em dias quentes
Evitar qualquer mudança na rotina dos cultos e reuniões
Estimular o não questionamento às decisões do presbitério
Proibir a ornamentação durante cultos especiais (formatura e casamento)
Não aceitar qualquer quebra de protocolo, mesmo em cultos especiais
Não comemorar datas como natal, páscoa e dia dos namorados
Batizar as pessoas somente aos quinze anos de idade
Desestimular um relacionamento entre pessoas de diferentes denominações
Proibir atividades de lazer como praia, cinema, teatro e estádios
Falta com a participação na evangelização de outras denominações
Olhar de forma negativa as visitas em outras denominações
Criticar a maneira evangelística de outros grupos denominacionais
Chamar todas as igrejas de religião (que só seguem os homens) e se auto denominar "obra revelada" (que só segue as orientações vindas diretamente do Espírito Santo).

Não permitir mulheres de usar brincos de argola.

Não permitir que os membros com atividades na igreja viajem sem dar satisfações para aonde vão e sem receber imposição de mãos na ida e na volta, para poderem retornar as atividades.

Só utilizar instrumentos "consagrados" para tocar na igreja e não tocar sob hipótese alguma musicas mundanas nesses instrumentos musicais sob pena de pecado e ficar oprimido. Alguns consideram que o próprio objeto fica "oprimido" e pode transmitir a opressão.

Orientar os jovens que estão prestando vestibular para irem pedir orientações no Grupo de Intercessão, para saberem se Deus se agrada das profissões que estão escolhendo.

Considerar pastores apenas os quem foram "ungidos" por revelação na "obra". Não considerar outros pastores porque foram ordenados em uma estrutura humana de ensino.

Abominar comidas típicas ligadas a alguma religião em feriados "consagrados" a idolos.

Abominar qualquer tipo de imagem ou objeto considerado "idolatria", retirando estes objetos das suas casas debaixo de uma "reza" chamada Clamor pelo Sangue de Jesus.
Não ler a Bíblia abundantemente, pois a "letra" mata.
proibição de saia ou calças jeans
não cortar cabelo
... não usar maquilagem...
não assistir TV...
Homem de um lado e mulher do outro no culto...

E esses costumes da Igreja “Assembléia de Deus dos Últimos Dias” (Brasil), liderada por Marcos Pereira da Silva, e retiradas do seu site:

“NÃO CRIAR ANIMAIS: Seja cachorro, gato, periquito, papagaio, peixes…, qualquer espécie ou tipo de bichinhos de estimação (pelúcia). Isto se dá aos animais serem seres irracionais, incapazes de se defenderem de ataques de espíritos malignos, trazendo males como enfermidades, dissensão, improsperidades e etc. Em Mc cap. 5 vimos um exemplo disto, onde os porcos não foram capazes de se defenderem dos demônios.

NÃO TER PLANTAS: Lembramos que as plantas também possuem vida. Em Salmos cap. 148 vers 9, diz que os outeiros e árvores frutíferas louvam ao Senhor. Por isso não podemos tê-las presas em vasos. Pois também há possibilidade dos espíritos maus se esconderem nas tais, como nos animais.

NÃO BEBER COCA-COLA: Motivos: não conhecermos sua procedência nem seus ingredientes. E estão cientificamente comprovados os seus muitos malefícios a saúde e revelado por Deus.I Co 3:16-18. Desde de 1990 que não ingerimos tal bebida, e há pouco tempo ouvimos rumores sobre um informe da Polícia Federal que ela contém uma droga prejudicial ao homem.

NÃO TER HÁBITO DE LER JORNAIS OU REVISTAS: Devido o trabalho que efetuamos, através dos egressos do sistema penitenciário, a mídia escrita está sempre nos procurando para saber mais do que desenvolvemos junto aos encarcerados. Sendo assim usamos os jornais e as revistas, quando há algo a respeito das causas de Cristo.”

fonte: http://ovelhaperdida.wordpress.com/2007/09/13/ultimos-dias-mesmo/


“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto TODOS conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” João 13: 34-35

Se a igreja (não falo de denominações, mas do corpo de Cristo na Terra), desse prioridade a estas palavras de nosso Senhor, certamente não estaríamos gerando tanto atrito e confusão, muitas vezes até mesmo controntando o irmão, por causa de sua aceitação ou não ao uso de tatuagens, piercings, cabelos longos, coloridos, adereços, roupas….

4 comentários:

Barbara disse...

O Amor crístico é o Sol.
Para todos.
Indistintamente.

Pâm Cristina LF* disse...

Obrigada pela visita...
adoreii...

pois é sou fã dele mesmo...á 7 anos rs...faz tempo já!

Adorei seu blog
o assunto muito interessante!

bjão

Carlos Henrique disse...

Parabéns pela coragem de abordar temas tabus para a maioria dos evangélicos.
Fique na Paz.

Maycon Charlles disse...

Matéria perfeita. Gostaria só de deixar claro meu entrestecimento contra as igrejas ( Denominações)
Desde pequeno criado ouvindo evangelio,e vejo hoje como o apocalipce,onde que a hipocresia e a manipulação toma conta.entramos em igrejas que são empresas.Onde que os costumes viraram doutrinas e as doutrinas viraram os mandamentos.Formas absurdas de controle da fé estão sendo usadas.Mais como a propria biblia diz. os filhos do mundo são mais prudentes que os filhos da luz.

E novamente,parabens pela matéria.Que sirva como instrunção a todos. que possamos nos permitir o beneficio da duvida. e o que ensinado nos templos possamos confirmar no conteudo biblico.