Páginas

domingo, 3 de outubro de 2010

Amazing Grace

John Newton, autor de um dos mais famosos hinos da história.

Em torno de 1750, John Newton era o comandante de um navio negreiro inglês.
Os navios fariam o primeiro pé de sua viagem da Inglaterra quase vazios até irem a costa africana. Lá os chefes tribais entregariam aos Europeus as "cargas" compostas de homens e mulheres, capturados nas invasões e nas guerras entre tribos.
Os compradores selecionariam os espécimes mais finos, e os compravam em troca de armas, munição, licor, e tecidos.
Os cativos seriam trazidos então a bordo e preparados para o "transporte". Eram acorrentados abaixo das plataformas para impedir suicídios.
Colocados de lado a lado para conservar o espaço, em fileira após a fileira, uma após outra, até que a embarcação estivesse "carregada", normalmente com até 600 "unidades" de carga humana.
Os capitães procuraram fazer uma viagem rápida esperando preservar ao máximo a sua carga, contudo a taxa de mortalidade era alta, normalmente 20% ou mais. Quando um surto de disenteria ou qualquer outra doença ocorria, os “doentes” eram jogados ao mar.
Uma vez que chegavam ao Novo Mundo, os negros eram negociados por açúcar e o melaço para manufaturar o rum, que os navios carregariam à Inglaterra para o pé final de seu do "comércio triangular."
John Newton transportou muitas cargas de escravos africanos trazidos à América no século XIII. Em uma de suas viagens, o navio enfrentou uma enorme tempestade e afundou.
E Newton ofereceu sua vida à Cristo, achando que iria morrer. Após ter sobrevivido, ele se converteu. Nos últimos 43 anos de sua vida ele pregou o evangelho em Olney e em Londres.
Em 82, Newton disse: "Minha memória já quase se foi, mas eu recordo duas coisas, que eu sou um grande pecador, e que Cristo é meu grande salvador."
No túmulo de Newton lê-se: "John Newton , uma vez um infiel e um libertino, um mercador de escravos na África, foi, pela misericórdia de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, perdoado e inspirado a pregar a mesma fé que ele tinha se esforçado muito por destruir."John Newton foi um dos maiores incentivadores de William Wilberforce, o responsável pela abolição do transporte de navios negreiros para a Inglaterra.

O seu mais famoso testemunho continua vivo, no mais famoso das centenas de hinos que escreveu, entre os quais,

Amazing Grace



Amazing grace
how sweet the sound
Graça maravilhosa! Como é doce o som
That saved a wretch like me
Que salvou um mendigo como eu
I once was lost, but now am found
Eu estava perdido, mas agora fui encontrado
Was blind but now I see
Estava cego mas agora eu vejo

Twas that taught my heart to fear
Foi a graça que ensinou meu coração a temer
And grace my fears relieved
e ela aliviou meus medos
How precious did that grace appear
Quão preciosa essa graça apareceu
The hour I first believed
No momento que eu acreditei

Through many dangers, toils, and snares
Através de muitos perigos, labutas e armadilhas
I have already come
eu andava
This grace that brought me safe this far
tua graça me trouxe até aqui
And grace will lead me home
E me levará para casa

Veja esse vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=Uv2TUYTRbVU

Elvis Presley - Amazing Grace

http://www.youtube.com/watch?v=B3XdXEJEI4E

Bono Vox surpreendeu os fãs ao cantar o famoso hino cristão “Amazing Grace”.
http://www.youtube.com/watch?v=wxw4h2O4I-Y&feature=player_embedded
Tocando guitarra, Bono canta até a primeira estrofe (Maravilhosa graça/ quão doce é o som/ que salvou um náufrago como eu/ Uma vez estive perdido, agora me achei/ Eu estava cego, mas agora enxergo). Depois a banda acompanha tocando a introdução da música “Where streets have no name”.

Nenhum comentário: