Páginas

quinta-feira, 28 de maio de 2009

A PITONISA DE EN-DOR E O REI SAUL


Alguns teólogos dizem que o "Samuel" que apareceu era o verdadeiro; outros dizem ser um demonio. O que vocês pensam a respeito? A minha posição sobre esse assunto:

I Samuel cap.28

14 "E lhe disse: Como é a sua figura?E disse ela: Vem subindo um homem ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra,e se prostrou.
15 Samuel disse a Saul: Por que me inquietaste, fazendo-me subir? Então disse Saul: Mui angustiado estou, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se tem desviado de mim,e não me responde mais, nem pelo ministério dos profetas, nem por sonhos; por isso te chamei a ti, para que me faças saber o que hei de fazer.
16 Então disse Samuel: Por que, pois, me perguntas a mim, visto que o Senhor te tem desamparado,e se tem feito teu inimigo?
17 Porque o Senhor tem feito para contigo como pela minha boca te disse,e o Senhor tem rasgado o reino da tua mão,e o tem dado ao teu próximo,a Davi.
18 Como tu não deste ouvidos à voz do Senhor, e não executaste o fervor da sua ira contra Amaleque, por isso o Senhor te fez hoje isto.
19E o Senhor entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus,e amanhã tu e teus filhos estareis comigo;e o arraial de Israel o Senhor entregará na mão dos filisteus."

Saul ao suicidar iria para o mesmo lugar que Samuel?



As profecias não se cumpriram.
Vejamos: Saul não foi entregue nas mãos dos filisteus; ISamuel 28.19... ele suicidou.
Os filhos de Saul não morreram todos, ficaram três ainda: Is-Bosete, Armoni e Mefibosete.
A mulher profetizou: "...amanhã estarás comigo..." Saul morrreu 18 dias depois, e não foi para o mesmo lugar que Samuel. Um profeta do Senhor, um santo, não fica no mesmo lugar de um perverso.
Afinal, que comunhão tem a luz com as trevas? Quem esta com Deus sobe? Saul sendo rejeitado por Deus, que estaria no mesmo lugar de Samuel?

Por que Deus proíbe a consulta aos mortos e depois permitiria que ela trouxesse o espírito de Samuel? Por que Samuel, um homem obediente a vida toda a Deus, depois de morto obedeceria a pitonisa que estava cometendo um pecado?

O registro não diz que Saul viu “Samuel”, porque, quando a médium gritou, ele perguntou: “Que vês?” E um momento depois: “Como é a sua figura?” “...um ancião... envolto numa capa”

Lemos: “Entendendo Saul que era Samuel.” Entendendo é diferente de vendo. O significado é que Saul compreendeu, ou concluiu, como resultado da descrição dada pela consulente dos mortos que Samuel estava presente. Isolar o trecho da declaração "Entendendo Saul que era Samuel" não parece ser a melhor forma de se entender o trecho. Esta é uma regra literária conhecida como a linguagem da aparência.

Deus já tinha rejeitado Saul, e iria falar com ele através de um método condenado?
Se fosse assim, quando alguém sente falta da voz de Deus pode procurar um feiticeiro?
Você acha que mesmo, como espírito, Samuel teimaria com Deus, sabendo disto que ele falou?
Deus permitiu que um espírito perturbasse a Saul... Este que apareceu na forma de Samuel, poderia até, ser o mesmo que o perturbou.
Concluindo, o espírito de engano que apareceu a Saul, foi permissão de Deus sim, mas não foi Samuel, pois se observamos os fatos, levanta dubiedade a dita profecia. É só ler os fatos históricos que verás que Saul não morreu no dia seguinte.

Deus proibiu as pessoas de consultarem os espíritos para que não fossem enganadas, tanto que o Apóstolo João disse para não acreditarmos em todo espírito que se apresenta dizendo que está trazendo uma mensagem( Profecia ) de Deus( 1ªJoão 4:1 ).

4 comentários:

Anônimo disse...

olá miriã, o que entendo é que ela naõ chegou a invocaro epirito de samuel,tenho duvidas pos acredito que Deus poderia fazer esta apariaçaõ,do que uma feitiçeira fazer tornar alguem, eu crio que Deus tenha feito isso para mas uma vez falar com saul e demostrar aquela mulher, que tinha algo em tua vida.eu gostei do seu dersinimento,quando voçe fala das profiçias, que naõ se cunpriram. meu nome é eduardo,sou da ass;de Deus em cabo frio,meu e-mail é carloseduardo@hotmail.com fica com Deus, amem.

Anônimo disse...

Olá, amada irmã. Acerca do famoso texto de 1Samuel 28, tenho comigo que foi mesmo o falecido profeta Samuel quem aparece em En-Dor, pois é isso o que ESTA ESCRITO no texto sagrado.

Se a irmã quiser, acesse o link abaixo, que leva direto a um estudo que eu postei no conhecido site Monergismo. Nesse estudo, eu abordo basicamente tudo aquilo que gira em torno do debate sobre 1Samuel 28. Talvez esse estudo possa lançar mais luzes sobre sua compreensão desse trecho bíblico tão fascinante. O link é: http://www.monergismo.com/?p=1889

Um forte abraço.

Em Cristo Jesus...

Paulo Sérgio de Araujo (São Paulo, capital)

Anônimo disse...

O comentário do Paulo não resiste a uma indagação, qual seja:
Se Deus proibiu a consulta aos mortos, porque Ele mesmo faria permitir, nesse episódio?
As palavras de Deus não se quebram, nem mesmo por Ele, porque senão, Ele não seria uniciente.
Nando Gomes

Paulo Sérgio de Araújo disse...

Prezado Nando, é inegável que Deus proibiu a consulta aos mortos. Porém, tal proibição foi dirigida AOS HOMENS. Ou seja, os homens estão proibidos de tentar contato com os mortos. Porém, essa proibição não indica que Deus não possa trazer o espírito de um morto para a dimensão dos vivos, como de fato Ele fez em En-Dor e no Monte da Transfiguração.