Páginas

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Mulheres e véu


O uso do véu na Bíblia serve para os dias de hoje?

Iº Coríntios cap 11 vers:13 a 16
"13 Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta?
14 Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido?
15 Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu.
16 Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.

Existe uma regra na Hermenêutica... Que aquilo que é citado uma única vez na palavra, não se toma por regra.

Lendo Coríntios, observa-se a recomendação do uso do véu por causa dos anjos.
O que seriam os referidos anjos? A palavra anjo significa emissário, mensageiro (do latim angelus e do grego ággelos, mensageiro) ou seja, o pregador da palavra, no contexto.
Em Corinto, as mulheres tinham muita liberdade e não usavam véus... os emissários, mensageiros tinham a atenção desviada ou se escandalizavam por aquelas mulheres serem tão livres.

Por quê será que Paulo foi tão rigoroso em relação às mulheres cristãs?
Lembremo-nos de que as mulheres ocupavam lugar de proeminência na religião pagã de Corinto. A principal divindade era uma deusa. As mulheres oficiavam os cultos a Afrodite. Eram 1000 sacerdotisas que se prostituíam no templo. Além disso, as prostitutas proliferavam-se pela cidade.
Comentaristas nos informam que, quando uma mulher usava o véu, isso significava que ela estava submissa a um homem, quer seja seu marido, seu pai ou um parente responsável. Quando se via uma mulher sem véu e com o cabelo tosquiado ou mesmo raspado, já se deduzia que a mesma estava totalmente disponível. Essa era a maneira como as prostitutas eram identificadas. Sendo assim, as mulheres cristãs precisavam agir com modéstia, precisavam usar o véu e manter seus cabelos compridos. Nos cultos não lhes seria dado lugar de destaque ou liderança. Não se poderia deixar que o estilo pagão de culto influenciasse a igreja. O uso do véu era importante naquele contexto cultural. Deixar de usá-lo naqueles dias seria motivo de mal testemunho ou escândalo. Então, era prudente que as mulheres cristãs usassem o véu.
Podemos comparar isto ao uso da aliança hoje como sinal de compromisso matrimonial. Se o homem casado ou a mulher casada deixam de usar aliança, não estarão desobedecendo a um mandamento bíblico específico mas estarão levantando suspeitas e maus juízos, o que não é edificante para o cristão nem para o Evangelho. Reforça-se então a necessidade que temos de extrair os princípios que tais passagens nos trazem e não sua aplicação literal. Paulo está ensinando o uso do bom senso em relação aos costumes culturais e também está orientando sobre a autoridade do homem sobre a esposa.(Prof. Anísio Renato de Andrade)

Qual é o fundamento de membros femininos de certas denominações usarem um véu dentro do templo?Entre alguns grupos evangélicos, a mulher não pode sequer cortar um pouco do cabelo porque entendem que este lhe foi dado como véu.

Argumentos favoráveis ao uso do veu:
*O verso 10 de 1Coríntios 11 é claríssimo: a mulher deve trazer a cabeça coberta por causa dos anjos. Ensinar que a mulher não deve usar véu é o mesmo que dizer que os anjos não existem ou não atuam mais!(Jose Carlos Jacintho de Campos)

*O versículo 10 diz: "Por causa disto deve a mulher ter autoridade (Gg. exousia) sobre a cabeça, por causa dos anjos" (NVI). A frase por causa disto (portanto), está se referindo ao que já foi argumentado nos versículos anteriores. Mas há aqui uma referência direta aos anjos como outro motivo pelo qual a mulher deve ter sobre a cabeça um sinal de autoridade.

Em uma tradução pessoal do texto grego do versículo 10 cheguei ao seguinte resultado: "Por esta razão e por causa dos anjos, a mulher deve ter sobre a cabeça um sinal de autoridade." Fica, então, evidente que uma das causas pelas quais a mulher deve cobrir a cabeça são os anjos.

*Eu entendo que o véu não é uma simples peça ornamental feminil. A palavra véu é derivada do verbo velar, que tem o sentido de ocultar, esconder, vedar, etc... Assim como o homem está sujeito ao Senhor, a mulher também está sujeito ao homem. Devido ao poderio dos anjos a mulher que não se cobre com véu, não pode dirigir sua oração diretamente ao criador, mas deve pedir ao marido para interceder. Já estando ela coberta torna-se semelhante ao homem e Deus recebe sua oração.(Wikipedia)A recomendação do véu não é lembrada na segunda carta aos coríntios, nem nas outras cartas de Paulo, nem nas epístolas dos outros apóstolos e nem nas epístolas universais. A recomendação do véu é uma mensagem exclusiva para os coríntios e não um mandamento para a Igreja. O que acontecia, era que alguns mensageiros ficavam escandalizados em olharem as mulheres mostrando cabelos, o que na época e em alguns lugares do mundo atualmente e o que mais chama a atenção masculina...Era uma questao cultural...Não podemos transforma-lo em doutrina universal para a igreja! Mesmo porque o apostolo nunca ensinou esse costume para as outras igrejas...

A QUESTÃO DO VÉU(contexto social, religioso e épico)
Toda a questão do uso do véu está diretamente ligada à participação da mulher no culto. Corinto estava localizada na Grécia. A antiga cidade de Corinto, como hoje é chamada. Estando assim situada, era normal que os costumes e cultura da cidade-império fosse englobada. Na igreja, porém, não deveria ser assim.
No costume das cidades gregas e orientais, as mulheres cobriam a cabeça ao aparecem em público. Havia uma exceção: As mulheres devassas. Corinto, principalmente, era uma cidade infestada de prostitutas. A prostituição fazia parte da adoração pagã. Nos templos pagãos elas se encontravam aos montes (há comentarista afirmando que haviam mais de mil prostitutas lá). O fato relevante aqui é: o desuso do véu por parte dessas mulheres era notório.
Posto o devido pano de fundo, passemos à questão do véu naquela igreja em Corinto:
As mulheres cristãs, recém chegadas à liberdade cristã, afoitaram-se em pôr em de lado o uso do véu nas reuniões da igreja. Esse fato escandalizava as mais modestas, assim como muitos dos membros em conveniência com a decência social aplicada na época. Fato único e exclusivo quanto a aparência relacionada à das prostitutas da cidade.
O apóstolo diz-lhes que não façam isso; que não convém que crentes se embalem em afrontas quanto à opinião pública estabelecida. Claramente essas conveniências não feriam os princípios do Evangelho. Fazendo-se então algo bom, de boa fama, etc... (cf. Fil. 4:8).
O uso do véu é encontrado outras vezes na Bíblia, seguindo cada uma delas o seu uso e época:
Em Gn 24:65 – Quando Rebeca avistou Isaque, cobriu o rosto (Uso e costumes).
Em Gn 38:14 – Quando Tamar disfarçou-se usando véu. Note que ele (Judá) a teve por meretriz por USAR véu. Naquela situação, cobrir-se é que aparentou-a uma prostituta
( Leia mais=>> http://www.ibe.org.br/estudo2.asp )


Aonde diz na Bíblia que usar o véu é mandamento Divino? O problema 'e que quem usa só pra orar, profetizar, etc, esquece que Paulo diz para "orar sem cessar" (1 Ts 15:17). Então concluo que estas pessoas não oram enquanto tomam banho, no trabalho e por ai vai. Não faz sentido, ou usa sempre ou não usa. Fora da igreja ela pode ficar sem véu porque esse "fenômeno visual" só acontece no mundo espiritual.(?)

Na Antiguidade, a mulher carregava no corpo um sinal da autoridade do marido. Esse sinal era o véu. Esse mesmo costume prevalece até hoje entre alguns povos do Oriente. Nestes lugares, a mulher honesta não deve aparecer em público sem o véu, ou algo correspondente.
Após analisarmos o contexto das afirmações de Paulo sobre o uso do véu na igreja de Corinto podemos entender, livres de concepções pré-estabelecidas, que o uso do véu era um costume adequado àquela época, mas que não precisa ser observado na maioria das igrejas cristãs atuais, com exceção daquelas que estejam situadas em comunidades nas quais o véu seja um símbolo de recato, pudor e submissão da mulher ao seu marido, o que não é o caso do Brasil.

Com certeza não era intenção de Paulo glorificar os anjos, nem os pregadores que visitavam a congregação, isso de fazer reverências aos anjos é pecado e está na Bíblia:

Cl 2.18 Não deixem que ninguém os humilhe, afirmando que é melhor do que vocês porque diz ter visões e insiste numa falsa humildade e na adoração de anjos. Essas pessoas não têm nenhum motivo para estarem cheias de si, pois estão pensando como qualquer outra criatura humana pensa.
Cl 2.23 De fato, essas regras parecem ser sábias, ao exigirem a adoração forçada dos anjos, a falsa humildade e um modo duro de tratar o corpo. Mas tudo isso não tem nenhum valor para controlar as paixões que levam à imoralidade.

Mas toda a honra, e a deferência deve ser dada ao Senhor e não aos anjos...

15 comentários:

Roberto Donizeti Soares disse...

Bela pesquisa, querida.
Não tenho certeza sobre esse pensamento de que tudo o que for dito num verso só não vale, mas concordo com quase tudo no texto.
Beijo. ;)

Roberto Donizeti Soares disse...

Bela pesquisa, querida.
É mais ou menos o que eu penso, embora eu não tenha certeza se essa regra hermenêutica pode ser usada sempre.
Beijo.

Daniel Alves disse...

Se Paulo diz que por causa disto e por causa dos anjos, os anjos seriam temporais?
você acha que anjo somente aparecia em Corinto? Ou que ele está preso somente ao tempo de Paulo?
Cuidado amigo, pesquise porque Paulo cita os anjos nesta epistola.

prof.Americo disse...

Graça e Paz, minha querida! Gostei muito do seu esforço para discorrer sobre o uso do veú na Igreja pelas mulheres cristãs. Gostaria, porém, que você desse uma olhadinha na postagem do link abaixo, e se quiser dialogar a respeito,estarei à sua inteira disposição.
http://profjosephvitor.wordpress.com/doutrinas-biblicas/o-uso-de-veu-na-igreja

Naylla disse...

Que cada um faça a sua escolha sem criticar a escolha das outras pessoas.

Pode até ser que a interpretação das cartas de Paulo aos coríntios não seja a correta.

Mas olhe a foto dessa irmã com véu.
Você enxerga o rosto dela?

Nós somos pecadores, e é bom que pelo menos na casa de oração não tenhamos nenhum pensamento que nos desvie de louvar ao Senhor.

Pelo que sei a igreja que te inspiou a fazer este post foi a CCB.
Que existe há 100 anos, e que há 100 anos teve como COSTUME o uso do véu. Isso nunca lhe causou problemas e contendas.

Pelo contrário.


Fique na paz e no amor do nosso misericordioso Deus.

instrutordanielpena disse...

Meus amados irmãos em Cristo, a Paz do Senhor a todos.
Paremos um pouco para pensar sobre a questão de que o apostolo Paulo estaria apenas se referindo aos moradores de Corinto.
Logo no primeiro capitulo da carta escrita aos irmão em Corinto o Apostolo com muita sabedoria:
"Å igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso".
Logo sem precisarmos de qualquer meio teológico, hermenêutico ou articulações neotestamentarias concluímos que Paulo falava sobre os chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.

Paulo era "Presidente da primeira associação de pastores e igrejas", pois ele sempre exortava e citada ensinamentos feitos por eles a serem seguidos através dos princípios Cristão.
Vejam o texto em ênfase.
I Coríntios
1 Paulo (chamado apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus), e o irmão Sóstenes,
2 Å igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:
3 Graça e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
4 Sempre dou graças ao meu Deus por vós pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo.
5 Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento
6 (Como o testemunho de Cristo foi mesmo confirmado entre vós).
Não creio que sendo a palavra algo inspirado por Deus, Paulo tenha falado por falar sobre o uso do véu apenas para causar contendas e divergências de pensamentos.
Caso alguém discorde, vou continuá-lo amando da mesma forma, Deus nos criou livres para pensarmos e concluirmos.
Por / Daniel Alves Pena

raçionais disse...

Eu penso assim tds ja conhecem o doutrina mais a ccb é a que menos divulga os seus abítos e doutrinas.
Ou seja não fica pregando para ninguém fora dela o uso do véu e tbm a quem visita não lhe pede o uso somente lhes são pedido não obrigatório após batizada,sendo que se a pessoa se batiza aceitou seguir a doutrina que é baseada nas sagradas escrituras.
Sendo assim lhe peço encarecida mente
que evite comentários desnecessários sobre doutrinas por que se vc não é apta por favor ninguém lhe obriga a ser.
Não queira ofender ou criticar doutrinas por que a de julgar se esta correto ou não é o nosso Senhor Jesus.
Me per doe se fui infeliz com as frases,tento da forma mais sutil e agradável fazer uma critica não uma ofensa ou algo mais,se lhe dei entender errado peço perdão e lhe digo que de forma alguma foi minha intenção.
Obrigado por esse espaço.

Anônimo disse...

Se todas essas recomendaçoes e tantas outr5as que exitem na Biblia eram somente para a cidade de Corinto e tantos outros mandamentos entao me responda pra que serve a Bilia??? e pra que entao ter esito na Biblia so para enxer linguiça??? Me poupem, tem gente que nao aceita a verdade como ela é!

Luis da Cunha Lima disse...

Ola, estou em Mexico ja tem ums anos, por isso peco perdao se dou alguns erros de Portugues.
A Biblia que usamos ca nao faz referencia a palavra "VEU"(ca usamos a Reyna Valera). Lamento muito mas estou completamente em desacordo.
Tenho ouvido muitos comentarios a respeito de Paulo em relacao as mulheres, e sao todos fora de proposito.
A Cristo e a sua doutrina se aceita ou se recusa. Creio que sabemos as consequencias para as duas posicoes.
Nao falemos que Paulo isto ou Paulo aquilo, se a Biblia fosse a opiniao das pessoas entao era um romance e nao a BIBLIA. Assim o que Paulo escreve e a vontade de DEUS.
A razao principal do veu e nao deixar que a cabeca do homem (pois este e a cabeca da mulher) sobressaia, mas sim a Cristo (que e a cabeca do homem) em todos os cultos.
Como e obvio nao se aplica so a Corintios. 1Co1:2 igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para serem santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:(por favor nota a parte:"com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo"). 1Co7:17 diz:"Somente ande cada um como o Senhor lhe repartiu, cada um como Deus o chamou. E é isso o que ordeno em todas as igrejas." (por favor nota:"E é isso o que ordeno em todas as igrejas." ).
Tambem nao era so para aquele tempo, a Biblia diz em 1Co11:2 "Ora, eu vos louvo, porque em tudo vos lembrais de mim, e guardais os preceitos assim como vo-los entreguei." .
A Biblia nao e um livro que seja progressivo ou mude de acordo aos tempos, a doutrina que era sigue sendo. Deus e o mesmo, e a sua palavra segue sendo a mesma.
Voltando ao veu como contradizem 1Co11:6 - "Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também; se, porém, para a mulher é vergonhoso ser tosquiada ou rapada, cubra-se com véu.".
A vontade de Deus ou se cumpre ou se falta, cada um escolha como o quer fazer. Creio que nao e valido estar a buscar desculpas para nao o fazer.
O capitulo 11 fala do comportamento nos cultos e nao de prostitutas mas sim de mulheres crentes.

um abraco

Se querem trocar opinioes comigo o podem fazer pelo correio luis@cunha-lima.com

Anônimo disse...

Não concordo com o que você falou.

Jabesmar Aguiar Guimarães disse...

Cara irmã Miriã,
Percebi que você citou dois paráfrafos de um estudo meu e esqueceu de citar a fonte. Se der pra consertar seria legal. São os dois parágrafos depois do creditado ao irmão José Carlos Jacintho.
Quanto as suas colocações acerca do uso do véu, creio que você comete alguns equívocos na sua interpretação. Uma delas é a afirmação taxativa de que anjos aqui seriam mensageiros humanos e não seres celestiais. O contexto parece apontar mais para a segunda opção.
Se me permite, para enriquecer o assunto, postarei aqui um link para um artigo meu sobre o mesmo assunto. Grande abraço!
Segue o Link:
http://www.jabesmar.com.br/doutrina/38-o-uso-do-veu-na-igreja-local.html

Wedrey Brum disse...

A maiori das traduções em português usam a palavra véu....mas em obediência a essa ordem do Senhor pode-se usar qualquer coisa que cubra a cabeça. Na Inglaterra por exemplo as mulheres usam chapéus. E na verdade iso não é somente para as reuniões públicas da igreja, mas em casa e em utro lugar qualquer que a mulher for orar ela deve ter a cabeça coberta.

Anônimo disse...

ola .
poderiamos usar este otimo espaço para pregar o sacrificio na cruz em vez de querer debater usos, costumes ou tradiçoes.
o certo é que Deus não condena o uso do véu em lugar nenhum na bíblia, como tbm não obriga seu uso.

Anônimo disse...

CUIDADO AO JULGAR A DOUTRINA DE JESUS CRISTO , O DEUS QUE CRIOU O CÉU E A TERRA PODE TE PROVAR O CONTRÁRIO , POIS DEUS É O ÚNICO CAPACITADO PRA JULGAR QUALQUER IGREJA NESTA TERRA .

Anônimo disse...

CUIDADO COM DIZ SOBRE A DOUTRINA DO SENHOR JESUS , POIS SÓ DEUS QUE CRIOU O CÉU E A TERRA , TEM CAPACIDADE E SABEDORIA PRA JULGAR ALGO NESTA TERRA DE LABOR , NÃO FIQUE FALANDO DO QUE VOCÊ NÃO CONHECE E QUE DEUS POSSA TER MISERICÓRDIA DE VOCÊ.